Conheça todos os serviços prestados por nós. Para mais informações entre em contato conosco.
Conheça todos os serviços prestados por nós. Para mais informações entre em contato conosco.
A radioterapia é um tratamento do câncer. Pode ser utilizada para diversos tipos de tumores cuja cirurgia completa não é possível. Ela é indicada para tumores cutâneos (como por exemplo carcinoma epidermóide e mastocitoma), subcutâneos (sarcomas em geral), tumores nasais (como linfoma, carcinoma e sarcoma), tumores orais (melanoma, carcinoma epidermóide e sarcoma), TVT (tumor venéreo transmissível) resistente à quimioterapia, histiocitoma, plasmocitoma, dentre vários outros outros.
Ela pode ser utilizada com o intuito curativo, através do qual se espera por uma remissão completa do tumor, ou com o intuito paliativo, através do qual pretende-se controlar a dor provocada pelo câncer e prolongar a vida do animal, mantendo sempre a sua qualidade de vida.
Os protocolos de radioterapia variam e podem ser feitos uma, três ou cinco vezes por semana. O planejamento radioterápico varia de acordo com cada tumor e com o estado geral do paciente e, portanto, antes de iniciar o tratamento radioterápico, é fundamental que o paciente seja consultado pela equipe da Oncopet Veterinária.
A quimioterapia é um tratamento sistêmico que consiste na utilização de drogas que agem matando as células tumorais. Alguns tipos de câncer, como TVT, linfoma e mastocitoma, são bastante sensíveis à ação dos quimioterápicos. Além de ser um tratamento primário, a quimioterapia também funciona como tratamento adjuvante após a realização de cirurgias com o intuito de retardar ou evitar metástases. Em outras situações, a quimioterapia é feita de forma paliativa visando controlar o avanço do câncer e contribuindo para aumentar a sobrevida do animal.
Os protocolos quimioterápicos variam bastante e podem ser feitos uma vez por semana ou a cada três semanas. A administração do quimioterápico pode ser feita através da via endovenosa, intramuscular ou através da administração de comprimidos ou cápsulas por via oral.
Foto ao lado: Cabine de segurança biológica
Em muitas situações a cirurgia é considerada o tratamento de eleição para o câncer, pois através dela é possível fazer a retirada completa do tumor e conseguir a cura da doença.
A Oncopet Veterinária dispõe de um centro cirúrgico altamente equipado e profissionais altamente especializados para a realização de procedimentos cirúrgicos, desde os mais simples até os de mais alta complexidade.
Todo paciente com suspeita de câncer ou com um diagnóstico prévio da doença deve passar pela consulta com o médico veterinário oncologista. Após o exame físico do animal e a realização dos exames complementares, o estadiamento do tumor é feito e, consequentemente, as melhores opções de tratamento são escolhidas.
Para o diagnóstico do câncer, a oncopet realiza a coleta de material para citologia e histopatologia.
A citologia é um exame rápido e prático, pois não há necessidade de sedação, exceto em algumas raras situações. Além disso, é considerado um exame de triagem que muitas vezes auxilia no planejamento do tratamento do câncer.
A histopatologia é o exame de eleição para o diagnóstico do tipo de câncer e, consequentemente, no planejamento final do tratamento.
A Oncopet realiza a coleta de material para a realização de exames complementares como hemograma, perfil bioquímico, sorologia para doenças infecciosas, EAS e cultura e antibiograma.
A Oncopet veterinária está localizada ao lado de um grande centro de diagnóstico por imagem, o CRV imagem (www.crvimagem.com.br) , onde é possível realizar exames como radiografias, ultrassonografias e tomografia computadorizada, proporcionando maior comodidade para o dono e seu animal quanto ao deslocamento.